Chamamos de Redondilha Maior o verso com sete sílabas poéticas, e de Redondilha Menor os versos de cinco sílabas. As redondilhas foram muito usadas no Trovadorismo e no Humanismo em Portugal. As Cantigas Medievais e também o teatro vicentino se fizeram com amplo uso desse tipo de verso, que só foi preterido (pelo menos em parte) quando Sá de Miranda introduz em Portugal a Medida Nova, ou seja, os versos decassílabos em sonetos.
Um exemplo de redondilha maior é o que Chico Buarque usou na letra de sua música “Paratodos” (a contagem de sílabas em versos deve ir até a última sílaba tônica, desconsiderando-se as posteriores) :
Maior
O meu pai e-ra pau-lis-ta”
“Meu a-vô per-nam-bu-ca-no”
“O meu bi-sa-vô mi-nei-ro”
“Meu ta-ta-ra-vô bai-a-no”
“Meu ma-es-tro so-be-ra-no”
“Foi An-to-nio bra-si-lei-ro”
“Meu a-vô per-nam-bu-ca-no”
“O meu bi-sa-vô mi-nei-ro”
“Meu ta-ta-ra-vô bai-a-no”
“Meu ma-es-tro so-be-ra-no”
“Foi An-to-nio bra-si-lei-ro”
Menor
Quem- de-ra- vol-tar
A- te-na-mo-rar
Per-fu-me -de -Ló- tus
Emily Rodrigues
Pelo menos esse site explica os de sílaba em silaba os outros não
ResponderExcluirParabéns