sábado, 15 de agosto de 2015

Redondilha Maior e Redondilha Menor

                           

   Chamamos de Redondilha Maior o verso com sete sílabas poéticas, e de Redondilha Menor os versos de cinco sílabas. As redondilhas foram muito usadas no Trovadorismo e no Humanismo em Portugal. As Cantigas Medievais e também o teatro vicentino se fizeram com amplo uso desse tipo de verso, que só foi preterido (pelo menos em parte) quando Sá de Miranda introduz em Portugal a Medida Nova, ou seja, os versos decassílabos em sonetos.


    Um exemplo de redondilha maior é o que Chico Buarque usou na letra de sua música “Paratodos” (a  contagem de sílabas em versos deve ir até a última sílaba tônica, desconsiderando-se as posteriores) :

       Maior 
    O meu pai e-ra pau-lis-ta”
“Meu a-vô per-nam-bu-ca-no”
“O meu bi-sa-vô mi-nei-ro”
“Meu ta-ta-ra-vô bai-a-no”
“Meu ma-es-tro so-be-ra-no”
“Foi An-to-nio bra-si-lei-ro”

             Menor 
    Quem- de-ra- vol-tar 
  A- te-na-mo-rar 
  Per-fu-me -de -Ló-  tus 




                                                                                                                                                Emily Rodrigues 
#Compartilhe:

Um comentário:

  1. Pelo menos esse site explica os de sílaba em silaba os outros não
    Parabéns

    ResponderExcluir

© Jovens Literários